1- Conceitos Básicos
As redes de comunicação surgiram com a necessidade de compartilhar informação em tempo real, antigamente nas empresas os funcionários trabalhavam isolados nos seus computadores e tinham uma fraca produtividade. Com o aparecimento das primeiras redes as empresas começaram a aumentar a produção em cerca de 70% com menos de metade dos custos.
Se estivéssemos a utilizar um computador na nossa empresa no 2º andar e precisássemos de um ficheiro que esta no computador da Teresa no primeiro andar tínhamos que deslocarmo-nos ate ao 1º andar interromper o trabalho da Teresa, copiar o ficheiro para a Pen ou disquete voltar para o nosso posto de trabalho e ai é que podíamos começar a utilizar o ficheiro. Com o aparecimento das redes tudo ficou muito mais rápido, já não precisávamos de nos deslocar ao 1º andar como exemplo descrito em cima, basta-nos partilhar uma pasta do nosso computador com o da Teresa.
Uma rede de computadores pode ser definida como um grupo de computadores interligados ou não entre si para partilha de dados ou periféricos, uma rede pode ser composta só por dois computadores ligados directamente um ao outro como mostra na imagem 1. A utilização das redes proporcionou as empresas pouparem milhares de euros na compra de hardware pois podiam comprar um periférico e partilha-lo pela rede inteira.
Objectivos Principais das Redes:
» Compartilhar informação (ou dados)
» Compartilhar hardware e software
» Administração centralizada e suporte
Mais especificamente computadores podem compartilhar:
» Documentos
» Impressoras
» Fax-modems
» Drives de CD-ROM
» Discos Rígidos
» Fotografias, arquivos de áudio e vídeo
» Mensagens de e-mail
» Softwares
Os computadores comunicam através de um conjunto de regras predefinidas para permitir que a máquina receptora entenda os dados enviados pela máquina transmissora. A este conjunto de regras chama-mos protocolos, duas máquinas podem usar o mesmo meio de comunicação mas não comunicarem entre si, por exemplo o Rui para comunicar com a Rita usa o ar como meio de comunicação mas não falam a mesma língua (protocolos) não percebem a linguagem ou seja não se comunicam. Para duas máquinas comunicarem entre si baseiam-se nos protocolos estabelecidos, mais a frente vamos estudar os protocolos um a um.
1.1- Modelos de computação
Existem duas formas de computação: centralizada e distribuída.
1.1.1- Centralizada
Continua...